Roteiro de Atividades
Unidade 1 - Módulo 1
TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL
Atividade 1: Tecnologia na escola e na sociedade
Atividade 1: Tecnologia na escola e na sociedade
Esta atividade se constitui, inicialmente, da leitura do texto e da elaboração de um pequeno texto com a análise do cenário de inserção dos computadores no cotidiano pedagógico de uma escola. Ela é composta de 2 momentos.
Momento 1: Discussão no fórum (individual).
A partir da leitura do texto “Por que precisamos usar a tecnologia na escola? As relações entre a escola, a tecnologia e a sociedade “ (pg. 5/conteúdo do módulo), discuta com os colegas no fórum “ Tecnologia na Escola e na Sociedade” as principais ideias contidas no texto.
Momento 2: Elaborando o seu texto (dupla) .
Após a discussão das ideias principais no fórum, elabore em dupla (par) um pequeno texto descrevendo como a sala de tecnologias é utilizada nas escolas. Considere os seguintes aspectos:
Quem usa a sala? O que os alunos fazem na sala? Os alunos gostam de trabalhar com os computadores?
Foi ou não criada uma disciplina de informática na escola?
Que mudanças a chegada dos computadores trouxe para as escolas em geral?
Poste o seu texto com o nome “atv1.1_seu nome” Biblioteca Material do Aluno:
Tema: Tecnologia na Escola;
Subtema: Atividade 1.1
Atividade 1.2: Reflexão com Vídeo (individual)
Após assistir aos vídeos sugeridos na página 08 do conteúdo do módulo, no ambiente do curso, você deve discuti-los com seus colegas no fórum “Reflexão com vídeo”. Na sua reflexão mencione os aspectos relevantes e o título do(s) vídeo(s) que mais lhe chamou a atenção.
A partir dessa reflexão, na próxima atividade, será escolhido o tema condutor que será depois desdobrado nos pequenos grupos para a realização dos seus projetos integradores de aprendizagem.
Com base nas leituras e nos vídeos explorados nesta unidade, chegou a hora da turma escolher o tema gerador para seus projetos integrados de aprendizagem. Após a escolha do tema gerador por toda a turma, cada grupo deve definir a tema-foco do projeto de aprendizagem do grupo.
A partir do tema-foco escolhido faça a problematização preliminar do seu projeto. Em seguida, organizem um texto fazendo um roteiro que contemple: as perguntas iniciais do grupo e a sua problematização; uma justificativa de por que vale a pena tentar responder a estas questões, jogando mais luz sobre tais dúvidas; e, se já tiverem alguma hipótese de resposta para as questões formuladas, podem também incluir no texto.
Consulte as páginas 09 e 10 do conteúdo do módulo (on line) para obter informações e exemplos.
Obs.: Salve o seu texto, pois ele será postado no forum da ativ1.4.
Envie o texto elaborado na atv1.3 ao fórum “Publicando e Navegando”. Apenas um componente do grupo deverá fazer a postagem, indicando o nome de todos os componentes. Após ter publicado o texto, cada componente do grupo deve navegar para conhecer e ler as propostas dos seus colegas, fazendo comentários e sugestões para enriquecê-las.
Atividade 1.5: Comprando um computador
Os conhecimentos adquiridos acerca dos principais dispositivos de um computador são muito úteis no momento de comprá-lo. Nesta atividade vamos exercitar essa habilidade.
Explore os anúncios extraídos de uma loja na Internet ilustrados na pagina 18 do conteúdo do módulo (on line).Com base nessas informações, qual notebook você escolheria para comprar? Qual computador apresenta a melhor configuração de processador, memória e armazenamento (disco rígido)?
*Dê sua resposta no diário de bordo.
Atvidade 1.6:Diário de Bordo
Ao final de cada Unidade deste Curso, é importante que você registre as suas impressões, dificuldades, avanços e desafios enfrentados em sua travessia neste processo de inclusão digital. Não esqueça: o(a) seu(sua) formador(a), além de parceiro(a), é seu(sua) companheiro(a) nesta caminhada. Converse com ele(a) sobre a escrita do Memorial e discuta com os seus colegas estratégias para a elaboração desta atividade. Ao final do Curso, você disporá de um importante documento de estudo, pesquisa e reflexão. Bom trabalho!!! Agora é com você...
Roteiro de Atividades
Unidade II - Módulo 2
Atividade 2.1 Aprendendo a navegar na Internet
Nesta unidade vamos navegar pela rede mundial de computadores. Após ter aberto o navegador Firefox, digite no campo de endereços: http://portaldoprofessor.mec.gov.br e, em seguida, pressione a tecla enter e aguarde. Você acessou a tela do Portal do Professor. Esse é o seu Portal, professor(a)! É uma grande rede de aprendizagem. Busca contemplar a diversidade educacional brasileira com suas ideias, propostas e sugestões metodológicas sobre o uso dos recursos multimídia e das ferramentas digitais. Seu objetivo central é que se constitua num espaço de construção cooperativa e colaborativa a partir das contribuições dos educadores do País. Portanto, a sua participação é fundamental para dar continuidade à construção desta rede que está apenas começando.
Explore os diferentes espaços do Portal do professor de acordo com o estudos das pg. 1 a 8 e orientações das pg. 9 e 10 do conteúdo do módulo (on line).
Atividade 2.2: Ainda navegando
Continue a sua navegação acessando outros sites importantes e descubra novas informações e possibilidades. Acesse:
http://www.wdl.org/pt
Esse é o site em português da Biblioteca Digital Mundial, que disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.
Veja, em seguida, os endereços de alguns jornais on-line :
www.oglobo.com.br
www.estadao.com.br
http://www.folha.uol.com.br /
Veja, em seguida, os endereços de alguns jornais on-line :
www.oglobo.com.br
www.estadao.com.br
http://www.folha.uol.com.br /
Após navegar nos sites indicados, faremos a leitura de um endereço web. Para compreender o padrão dos endereços na web, vamos retomar alguns dos endereços visitados:
http://www.mec.gov.br
http://portaldoprofessor.mec.gov.br
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php
http://www.mec.gov.br
http://portaldoprofessor.mec.gov.br
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php
Observe os endereços e verifique se há um padrão. Tome o mais extenso dos endereços acima para examinar melhor: Podemos nele distinguir alguns elementos?
Explore a figura da pg. 11 do conteúdo do módulo para melhor compreender este padrão.
Atividade 2.3: Endereços na web
Vamos exercitar nossa compreensão sobre a estrutura dos endereços de Internet.
Observe os exemplos dos endereços dos sites a seguir:
Vamos exercitar nossa compreensão sobre a estrutura dos endereços de Internet.
Observe os exemplos dos endereços dos sites a seguir:
• www.linux.org – site dedicado ao sistema operacional Linux, de uma organização não-governamental (.org);
• www.ufcg.edu.br – Portal da Universidade Federal de Campina Grande. O (.edu) designa que é uma instituição educacional.
• Agora faça o mesmo para os seguintes endereços. Pergunte ao (a) seu (sua) formador (a) como usar as teclas Ctrl+C e Ctrl+v para fazer esta atividade sem precisar digitar aquele imenso endereço no navegador):
• http://caminhodasindias.globo.com/Novela/Caminhodasindias/Fiquepordentro/0,,AA1699794-16548,00.html
• Agora imagine como deve ser o endereço do Banco do Brasil. Escreva-o e experimente para ver se está correto. Digite-o no navegador e tente localizá-lo. Faça o mesmo para:
• da Universidade Federal do Ceará;
• da Organização não-governamental Green Peace.
Tente o endereço de uma outra instituição conhecida sua e que você imagina que deva ter um site. Não conseguiu descobrir algum endereço? Aguarde, vamos já descobrir uma maneira de encontrá-lo
Atividade 2.4: Sabendo aonde ir (nosso projeto)
Com os conhecimentos adquiridos neste módulo você e seu grupo poderão dar continuidade ao projeto integrado de aprendizagem.
Nossa proposta de atividade é que você aproveite as dicas já apresentadas, bem como as demais orientações dos materiais complementares e busque novas fontes para qualificar ainda mais o seu projeto.
➔ Por fim, compartilhem as descobertas realizadas nos sites visitados nas atividades 2.1, 2.2, 2.3 com toda a turma! Para isso, basta postar uma mensagem no fórum “Publicando e Navegando”.
2.5 Diário de Bordo!
É tempo de Diário de Bordo:
Ao final de cada Unidade deste Curso, é importante que você registre as suas impressões, sentimentos, dificuldades, avanços e desafios enfrentados em sua travessia neste processo de inclusão digital. Depois decida quais destas reflexões você quer compartilhar. Não esqueça: o (a) seu (sua) formador (a), além de parceiro, é seu companheiro nesta caminhada. Converse com ele sobre a escrita do Memorial e discuta com os seus colegas estratégias para elaboração desta atividade, além de suas reflexões. Ao final do Curso, você disporá de um importante documento de estudo, pesquisa e reflexão. Bom trabalho!!! Agora é com você...
Nenhum comentário:
Postar um comentário